[

Por que nunca devemos parar de aprender?

]
[ Home > Blog > Por que nunca devemos parar de aprender?]

O conceito em inglês Lifelong Learning quer dizer aprendizagem ao longo da vida. Esse termo diz muito sobre continuar aprender e reaprender, em qualquer âmbito da vida pessoal, profissional e que independe de idade, gênero ou geografia.

PRECISO SEGUIR APRENDENDO NESSA ALTURA DA VIDA?

Os temas do curso da faculdade que você fez há 10 anos atrás continuam atualizados nos dias de hoje? Se sua resposta foi não (e espero que tenha sido!), é porque algo em tudo que você já aprendeu, simplesmente mudou. O mundo só evoluiu de lá pra cá pois novas formas de fazer TUDO foram sendo desenvolvidas e implantadas.

SERÁ MESMO?

Com a intensa vinda da tecnologia, robôs, inteligência artificial, novos métodos, fica cada vez mais evidente que há uma transformação constante na nossa  forma de trabalhar. Portanto aquela educação formal na escola para de ser suficiente com a essa avalanche de novidades (e isso veio pra ficar e só tende a aumentar!). Certamente a educação formal segue tendo sua importância, mas há muito deixou de ser suficiente.

O saber conceitual precisa ficar acompanhado do saber prático, colocar a mão na massa e produzir resultado. As experiências e práticas vividas tem agora seu valor inegavelmente ainda mais ressaltado. Estar a frente de diferentes decisões ou participar delas faz com que você desenvolva ao longo de sua vida outras competências, necessárias para novos desafios. Até seus erros e fracassos serviram e servirão (ou deveriam!) para sua carreira a frente.

Quer saber mais sobre o conceito? O Institute for Lifelong Learning diz que esse aprendizado deve acontecer cruzando diversos temas durante toda a vida, promovendo aprendizados além da formalidade. Isso tudo quer dizer que nos tornamos ‘eternos aprendizes’.

Esse conceito, embora simples, na prática pode ser difícil de acontecer. Isso porque nós mesmos, minimizamos muitas vezes o poder de aprendizado trazido por cada experiência. Além disso, ainda há um peso maior a formação acadêmica em detrimento da formação da vida (o que nas áreas de tecnologia já tem mudado!).

Se manter informado, atualizado e em constante aprendizado, fará com que você esteja preparado para esse mundo repleto de oportunidades que vem pela frente. Essa com certeza será (se já não é!) uma grande habilidade do profissional do futuro.

Aproveite para conhecer mais do conceito e como aplica-lo no site do Institute for Lifelong Learning. E vá além com os conceitos de mentalidade rígida e de crescimento da Carol Dweck.

Publicado em Janeiro de 2019. Atualizado em Março de 2020.

AUTORA [People ]
VOLTAR
Cadastre-se e receba
novidades em seu e-mail