• Português
  • English
[

Cocriação de Competências

]
[ Home > Serviços > Cocriação de Competências]
[Para empresas]

O que são competências?

Competência é a somatória de conhecimentos (o saber), habilidades (o saber fazer) e atitudes (o querer fazer) que geram uma entrega. Ter competência é um ativo quando isso gera resultado. Competências corporativas, criadas a partir da estratégia, atuam como referência para selecionar, avaliar e desenvolver talentos de forma a assegurar aptidão para a execução do objetivo maior do negócio.

Definir a estratégia é essencial. Ter os recursos necessários para colocá-la em prática, também. Muitas vezes os resultados ficam comprometidos pela fragilidade dos processos de seleção e avaliação, assim como pela ausência de um plano de desenvolvimento alinhado à estratégia.

O que minha empresa ganha ao ter um modelo de competências?

  • Clareza aos gestores e equipe sobre a régua a utilizar como referência do que é desejável na hora de escolher entre diferentes candidatos;
  • Parâmetros homogêneos* e precisos de gestão de pessoas, substituindo o achismo, o ‘meu jeito’ dá lugar ao ‘nosso jeito’;
  • Maximização da capacidade de entrega da estratégia através de um processo uniforme de seleção, avaliação e desenvolvimento de talentos, a partir dessa régua comum.

Cocriação de Competências com a People & Results, quais os diferenciais?

Usamos a cocriação como método, o que leva a uma maior diversidade e profundidade de pontos de vista, com um nível de engajamento superior ao tradicional formato de entrevista seguidas de um parecer do consultor.

Nosso processo de Cocriação de Competências é participativo, prático e divertido. As discussões, reflexões e descobertas ampliam o nível de entendimento do time sobre o negócio, refinam e alinham a direção e catalisam resultados.

*Durante a construção das competências fundamentais para a entrega da estratégia, temos o cuidado de evitar a homogeneização dos profissionais, o que elimina aquilo que os diferencia e fortalece. Se isso acontece, o time é levado a uma ‘mesmice’ avessa ao pensar e agir diferente, fundamental para inovação e evolução.

Em qual situação a cocriação de competências é recomendada?

  • Start-ups que começam a ganhar tração e a sentir a necessidade de ter referências claras de gestão das equipes;
  • Empresa que mudou significativamente sua estratégia e precisam desdobrar essas mudanças em seu modelo de gestão de pessoas;
  • Empresa que deseja se reinventar e isso precisa estar claro ao movimentar as pessoas;
  • Empresa cuja estratégia e cultura foram redefinidas, precisando dar o próximo passo em gestão de pessoas.

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO!

[]

 

[PRODUTOS]

Serviços relacionados

 

[ Entre em contato ]

Qualquer dúvida estamos aqui para
te ajudar. Entre em contato e nossa
equipe lhe retornará em breve!

    Confiam seus processos
    de cultura & carreira a nós

     

    Cadastre-se e receba
    novidades em seu e-mail