Para Executivos
Para Jovens
Sumário
Orientação de carreira: Certamente você pode conversar com um amigo, colega de trabalho, chefe ou professor sobre suas questões de carreira. Além disso, esse tipo de conversa também pode ser feita com um mentor, coach ou orientador de carreira. Assim, para identificar o que cada um faz em relação ao outro, leia sobre a diferença entre mentoring, coaching, terapia e orientação de carreira.
A orientação de carreira formal consiste na contratação de um profissional especializado que domine ferramentas de gestão de carreira para ajudar você a definir próximos passos profissionais. Por isso, na orientação de carreira genuína, as recomendações se baseiam em instrumentos concretos e metodologicamente comprovados.
A razão para contratar a Orientação de Carreira e a orientação de carreira para jovens varia conforme sua dúvida profissional. Assim ela pode consistir em:
Em síntese, o primeiro sinal de que uma ajuda será bem-vinda surge quando você olha pra sua carreira e se sente incompleto em relação a ela. O incomodo pode estar, por exemplo, no chefe (70% dos casos), nos colegas, no tipo de tarefa.
Leia também: Como mudar de profissão?
A fim de começar, assinale de 0 a 5 o seu nível de satisfação em relação aos aspectos chave da sua carreira e tenha um primeiro ‘cheiro’ de onde está o problema.
Então, depois dessa primeira reflexão, use de tempos em tempos essa tabela. Certamente ela irá te ajudar a identificar o quanto as coisas evoluíram.
Se você está considerando mais de um orientador, então monte uma matriz e os ranqueie usando os seguintes critérios:
Os verdadeiros processos de Orientação de Carreira querem que você se torne autônomo e protagonista na gestão da sua carreira. Isso significa que ao invés de te ‘dar o peixe, ele vai te ajudar a pescar’. De fato, ao invés de te arrumar ‘bonitinho’ e te colocar na frente de um entrevistador (como um Fast Pass da Disney), a orientação vai te ensinar a identificar o que você deve priorizar e evitar pra ser feliz. Também vai te mostrar o que colocar no seu currículo e o porquê, para que mais pra frente você consiga fazer isso sozinho. Em suma, isso significa que o orientador vai dando toques mas a execução depende de você, assim como os resultados. Leia também: Carreiras paralelas.
Será que você precisa de Orientação de Carreira? Responda a esse rápido inventário sobre seu Momento de Carreira e tenha uma resposta concreta.
Publicado em Março de 2019