Para Executivos
Para Jovens
Formal ou informal, de duração específica ou sob demanda, o mentoring é um processo de orientação técnica. Por isso ele acontece entre um profissional mais experiente em determinado tema e outro com menor domínio. Os antigos chamavam isso de aprender com os mais velhos, mas hoje em dia, se trata de aprender com os mais experientes, já que com a tecnologia muito mentoring tem sido dado por um mentor mais jovem que o mentorado.
Cursos de especialização e pós graduação também são formas de se evoluir a base de conhecimento técnica. Portanto, quando as dúvidas e dificuldades do profissional são básicas, o mentoring pode ser um desperdício. Entretanto, quando as necessidades são mais profundas, sofisticas ou muito específicas, ele ganha relevância por se tratar de um processo sob medida. Então o trabalho de mentoring começa com o mentor entendendo quem é o mentorado, suas experiências e necessidades. Em cima disso se prioriza os primeiros tópicos a serem trabalhados. A cada sessão, além de apresentar caminhos e soluções, o mentor acompanha o andamento do que foi definido anteriormente para identificar necessidades de ajuste ou mudança de formato.
Se você está considerando mais de um profissional, monte uma tabela e os ranqueie usando as seguintes variáveis:
Logo na primeira sessão deixe claro suas expectativas de resultado e prazo. Peça que o mentor te diga o quanto isso é factível considerando o seu domínio atual x o que ele irá te trazer. A cada 2 meses, faça um pausa para comparar sua expectativa com o resultado real. Dê feedback ao seu mentor sobre a efetividade ou incômodos.
Ainda tem dúvida? Então leia sobre a diferença entre mentoring, coaching, terapia e orientação de carreira.
Publicado em Março de 2019