[

Treinamento e desenvolvimento tradicional x ágil, o que muda?

]
[ Home > Blog > Treinamento e desenvolvimento tradicional x ágil, o que muda?]

Descubra o que fazer de fato quando é preciso migrar os processos de aprendizado, desenvolvimento e treinamento de um formato tradicional para uma mentalidade mais ágil. Perceba que os ajustes são sutis mas fazem bastante diferença.

MODELO TRADICIONALMODELO ÁGIL
Treinamentos acontecem de tal forma que se concentrem em alguns dias por ano.Os treinamentos acontecem de forma homeopática, ou seja, em alguns dias por mês.
Treinamentos são principalmente formais.Além dos momentos formais, o treinamento também acontece em pílulas em momentos diários e semanais de desenvolvimento (daily standup 15’, retrospectiva, CFRs).
Os treinamentos duram dias, portanto são grandes blocos de conteúdo.Treinamentos duram horas, assim são quebrados em módulos menores e mais práticos.
Fornecedor externo é contratado na maior parte das vezes.O facilitador é interno, a troca acontece usando formatos de crowdsourced learning, lunch and learn, pairing.
O mesmo conteúdo e formato é aplicado para todos, ou seja, 1 fits all.Conteúdo e formato se ajustam a cada realidade.
O foco é individual, portanto no aprendizado de cada pessoa.O foco está no aprendizado do time, o time aprende junto.
A grade é requerida, por isso obrigatória.As pessoas demandam aquilo que de fato precisam e sentem falta.
O conteúdo e o encadeamento são sequenciais.O conteúdo e o encadeamento é interativo.
Planejado para que aconteça dentro de uma grade de longo prazo.O treinamento acontece sob demanda, de acordo com as necessidades do momento, do SPRINT ou então do OKR priorizado.
A ação de desenvolvimento muitas vezes é geral (todos são treinados, muitas vezes só para fazer número, sem necessidade real).A aplicação é seletiva, por isso ela acontece conforme necessidade de cada realidade e SQUAD.
O método é baseado em trazer principalmente as melhores práticas.O método é baseado primordialmente em experimentação.

ADAPTADO DE Thoren, Pia-Maria. Agile People: A Radical Approach for HR & Managers.
Lioncrest Publishing, 2017.

Leia então aqui o que muda em seleção no mundo ágil. Além disso, conheça também os ajustes a serem feitos em gestão de desempenho e em recompensa quando a mentalidade ágil entra em cena. E por fim, veja os ajustes que acontecem com o planejamento sucessório.

Publicado em Março de 2019. Revisto em Março de 2020.

AUTORA [Maria Candida Baumer de Azevedo]
Administradora pela UFPR, mestre pelo COPPEAD-UFRJ, doutoranda na Holanda em carreira e graduanda em psicologia. Morou nos EUA, UK, Holanda, Cingapura e França, atuando em diferentes empresas e áreas de negócio. Sócia fundadora da People & Results, é docente na FGV-SP, Fundação Dom Cabral e Insper.
VOLTAR
Cadastre-se e receba
novidades em seu e-mail