Para Executivos
Para Jovens
A internet é recheada de testes de personalidade. Quando alguém me pergunta qual deles é o melhor, lembro do tempo que eles vinham na revista Capricho, sucesso entre os adolescentes. Todo mundo respondia, mas dava pra levar mesmo a sério? Tomar uma decisão importante em cima deles podia ser considerado algo responsável? E fazer um teste de personalidade grátis, como poderia ser considerado?
Sumário
Qual seu objetivo ao fazer esse teste? Brincar, passar o tempo, dar boas risadas? Se é isso, vá em frente!
Já se acaso o objetivo é se conhecer, tomar decisões de carreira e auto desenvolvimento, o uso de um teste grátis se torna perigoso.
Por exemplo, pensa em uma régua. As de plásticos ‘vagabundo’ quebram fácil e rápido, além disso você não sabe onde exatamente é o zero e muito menos o 30 cm. Por outro lado temos a régua resistente, onde os números não se apagam, mantém a escala ali firme e sem quebrar. Sendo assim, qual é a diferença para essa precisão? Uma é 4 vezes o valor da outra.
Desse modo, com um teste de perfil ou personalidade acontece algo bastante parecido. Um teste eficaz e fidedigno, vai muito além de calcular a média de um conjunto de cliques. Além de demandar uma plataforma robusta de acesso, é necessário o uso de medições comprovadas, com coerência psicométrica, psicológica e/ou estatística. A formação da população de referência, compatível com o foco do teste, leva anos. É preciso identificar validade e manipulação. E claro, tudo isso tem um custo e um preço que varia de acordo com a proposta e qualidade almejados.
“Mas eu posso usar um teste grátis?” Bom, se você estiver em uma tarde na praia com seus amigos e quiserem fazer um teste do tipo “Capricho”, para se divertirem, sem pretensão alguma, tudo bem. É equivalente à consulta de signos do zodíaco, onde é incoerente levar o que é passado a ferro e fogo, como um guia para sua vida.
Fazer uma escolha dessas, exige responsabilidade e reflexão antes da tomada de decisão. Pois ela coloca sua vida e carreira em jogo, então é contraindicado que você faça esse tipo de teste, se tem o objetivo de utilizá-lo para guiar sua carreira. Da mesma forma que se você está doente, com uma doença séria, jamais vai confiar em um diagnóstico e recomendações de um fórum de perguntas e respostas da UOL. Você também nunca deve procurar um teste grátis quando está em busca de fazer o mapeamento do seu perfil para ser utilizado como base de uma tomada de decisão.
Ou seja, o barato ou grátis no fim sai caro. Fazer um teste de baixa ou nenhuma confiança e aceitar os dados obtidos ali como verdade absoluta, pode fazer com que você chegue à um lugar pior do que onde estava antes.
Se você tiver que tomar uma decisão entre duas opções, a boa e a ruim, qual você escolheria? Fazendo essa pergunta desse modo, a resposta é fácil e até óbvia. O problema é que quando começamos a colocar na equação todos os outros itens envolvidos, aquela resposta óbvia lá do começo vai ficando para trás. Assim entram no lugar dela gatilhos que te distraem e mudam seu foco. Então palavras como “mais barato”, “mais rápido” e “desconto”, levam quem tem pouco conhecimento sobre o assunto a achar que é tudo igual e a fazer uma escolha ruim.
Você está atrás de um teste do tipo “Capricho”, do mais barato, onde vai ler o resultado rapidinho e vida que segue, ou está buscando algo que tenha um impacto de transformação em sua vida?
A fim de ajudar você a entender o que deve ser buscado e priorizado ao pesquisar para contratar uma ferramenta de mapeamento de personalidade, listei alguns pontos que mostram se um instrumento é realmente potente e eficaz.
O teste de personalidade ideal:
Na People & Results usamos e recomendamos para os profissionais o teste L.A.B.E.L. (Lista de Adjetivos Bipolares e em Escala de Likert), pois ele é o teste psicométrico mais completo e confiável do mercado. O instrumento foi feito para o uso exclusivo no universo corporativo, pois mapeia a personalidade e afere potencial de desempenho futuro dos profissionais. Seu desenvolvimento foi na Universidade de Lausanne, na Suíça, e está no Brasil desde 2003.
VÍDEO 1 – O QUE É O L.A.B.E.L?
Recomendamos também o Socr@t-s, irmão mais novo do L.A.B.E.L., desenvolvido pelos mesmos criadores do L.A.B.E.L. Indicamos esse instrumento para o público mais jovem, tanto de idade quanto maturidade profissional. Porque ele substitui com maestria os tradicionais testes vocacionais, com mais precisão e concretude.
Leia então L.A.B.E.L., o teste psicométrico mais completo e confiável, Os 5 pontos para escolher ferramentas de Mapeamento de Perfil e Quando um teste de perfil funciona.
Publicado em Maio de 2021.