[

Sucessão tradicional x ágil, o que muda?

]
[ Home > Blog > Sucessão tradicional x ágil, o que muda?]

Assim como a gestão de pessoas ágil gera mudanças na forma de selecionaravaliardesenvolver recompensar talentos, o planejamento sucessório também precisa de ajustes. Portanto, conheça as diferenças da sucessão tradicional x ágil e veja então o que pode ser evoluído no seu jeito de planejar a sucessão.

MODELO TRADICIONALMODELO ÁGIL
A carreira é estrita, portanto o profissional ou sobe ou sai.Os caminhos possíveis são muitos e flexíveis.
O que importa de fato são as demandas do negócio.Além de olhar para o negócio, considera-se também a personalidade e os sonhos de cada um.
O propósito da sucessão é de alcançar primeiramente um melhor cargo e mais dinheiro.O propósito da sucessão é principalmente o aprimoramento de competências e a evolução da pessoa junto com a empresa.
Os cargos são pré estabelecidos e por isso são fixos.Cada um pode definir o seu próprio título, há assim menos formalidade.
O gestor decide sobre sucessão.As equipes nominam os futuros gestores.
Processos de sucessão tendem a ser pouco transparentes.Há total transparência em quem substitui quem e o porquê.
A sucessão é definida considerando alguns candidatos em uma ‘planilha de Excel’ que atendem a uma série de pré requisitos.Todos podem ser considerados, por isso há menos burocracia e amarra processual.
ADAPTADO DE Thoren, Pia-Maria. Agile People: A Radical Approach for HR & Managers. Lioncrest Publishing, 2017.

Então, conseguiu entender as diferenças entre a sucessão tradicional e a ágil? Aliás, agora você já pode analisar qual é a forma utilizada em sua empresa e os pontos que devem ser explorados e ajustados no planejamento de sucessão.

Publicado em Março de 2019.

AUTORA [Maria Candida Baumer de Azevedo]
Administradora pela UFPR, mestre pelo COPPEAD-UFRJ, doutoranda na Holanda em carreira e graduanda em psicologia. Morou nos EUA, UK, Holanda, Cingapura e França, atuando em diferentes empresas e áreas de negócio. Sócia fundadora da People & Results, é docente na FGV-SP, Fundação Dom Cabral e Insper.
VOLTAR
Cadastre-se e receba
novidades em seu e-mail