Para Executivos
Para Jovens
O perfil bola é aquele onde a quase totalidade dos traços de personalidade é igual ou muito próxima da média da população de referência. É a pessoa que parece com ‘todo mundo’. Quando uma pessoa tem esse perfil, ela nos olha imediatamente perguntando: isso é bom ou ruim? Por isso escrevo esse artigo, para explicar como identificar um ‘perfil bola’, o que ser bola significa para a carreira e onde o perfil bola é extremamente importante em uma empresa.
Quando mapeamos a personalidade, identificamos as fraquezas e fortalezas de cada indivíduo. A fortaleza, ou fraqueza, é assim considerada conforme o desafio que o profissional vai encarar. Enquanto ser muito hedonista é positivo para uma carreira em publicidade, pois indica alguém descontraído e que lida bem com improviso, ser pouco hedonista indica facilidade e preferência por trabalhos onde há espaço para planejar e executar de acordo com o planejado. Ou seja, o que é bom para publicidade é ruim para trabalhar com excelência operacional.
Para entender onde existe destaque ou dificuldade, o resultado do mapeado no L.A.B.E.L. é comparado a média da população de referência do teste, que no Brasil é composta por mais de 21 mil executivos. Essa métrica indica o quanto perto ou longe um profissional está da média, podendo ser isso algo bom ou ruim, de acordo com o desafio. Quanto mais distante da média são as características, mais o traço da personalidade é marcante.
E quando um perfil tem seus resultados muito próximo ou exatamente conforme a média?
No mapa da personalidade, o perfil bola é aquele onde todas as características ficam na média, sem destaques para cima ou para baixo. O profissional com esse perfil é um coringa, ou seja, significa que consegue jogar em diferentes posições, com bastante versatilidade. Enquanto o perfil de picos e vales é muito bom em uma coisa e terrível em outras, o bola nem dá show e nem derruba nada. Isso quer dizer que ele dificilmente será destaque dentro de determinada área, mas em contrapartida pode fazer qualquer coisa, sem sentir uma dificuldade absurda para desempenhar uma atividade dentro de qualquer área ou função.
O profissional com perfil bola é eclético e polivalente por natureza. Ele é indispensável dentro da organização, pois é possível colocá-lo em qualquer posição enquanto a empresa procura o profissional ideal para aquele papel. O bola joga em todas as posições do time. Portanto, é fundamental que o profissional com esse perfil esteja sempre em movimento, passando por diferentes áreas, funções e segmentos, para que ele se torne generalista, conseguindo extrair todas as vantagens que esse perfil pode ter, caso contrário, será muito difícil dele ser valorizado e a organização extrair o seu melhor.
Se o perfil bola é aquele onde todas as características ficam na média, a condição para o perfil ser bola está relacionada diretamente à média de respostas da população de referência do país onde o teste está sendo aplicado. Sendo um perfil mais bola quando as características estão mais próximas da média da população de referência e menos bola conforme as características são mais afastadas da média da população de referência do país em questão.
Veja esse exemplo. Comparado à população de referência de países de língua espanhola, esse mapeado tem todas as características de seu perfil na média ou muito próximo disso. Lembrando que o mapa do respondente está sendo representado pela área em laranja e que a média da população de referência está demarcada pela linha preta mais larga do gráfico.
Agora, quando comparado com a população de referência do Brasil, algumas características do mapeado ficam mais distantes da média.
Isso acontece pois o mapa da personalidade do respondente continua o mesmo, independente do país onde ele responde ao teste, mas a média da população de referência é diferente em cada país. Ou seja, a pessoa continua a mesma, mas quando comparada à resposta média da população de cada país, a percepção muda e aquela pessoa pode ser considerada mais ou menos criativa, por exemplo, de acordo com o país de aplicação. No caso do exemplo desse artigo, o mapeado é considerado mais criativo no Brasil do que em países de língua espanhola. Isso acontece porque em países de língua espanhola a característica “originalidade” dele está próxima da média da população de referência e no Brasil a mesma característica está mais alta e mais afastada da média da população de referência do país.
A fortaleza do perfil bola é justamente o fato dele conseguir atuar em todas as frentes, de ser um coringa, multifacetado, plurivalente. No futebol, o perfil bola é aquele jogador que precisa estar em campo, pois em uma expulsão, consegue cobrir em qualquer uma das posições, como goleiro, atacante, lateral ou defesa. Mas o que esperar dele? Podemos pensar que já que ele joga como goleiro, se o colocarmos nessa função de forma fixa e treiná-lo, ele poderá se tornar o próximo Rogério Ceni, certo? A resposta é não. Ele consegue “jogar em todas as posições”, a mantendo sem deixar a peteca cair, deve ser interino ou temporário até que o grande talento naquele desafio surja e ele passe a segurar as pontas em outra frente que precisa de alguém rápido.
É desejável que toda empresa tenha o seu perfil bola. Isso porque ele vai ser uma peça fundamental para momentos de possíveis faltas e substituições, fazendo com que a organização tenha maior segurança em uma emergência. Portanto, é aquele que na hora do caos, ajuda a resolver, seja qual for o problema ou desafio.
Leia então A formação em L.A.B.E.L. pode alavancar sua carreira e L.A.B.E.L., o teste psicométrico mais completo e confiável.
Publicado em Julho de 2021.