[

Os 5 benefícios de promover certo

]
[ Home > Blog > Os 5 benefícios de promover certo]

A promoção de um profissional dentro de uma empresa é um processo mais importante do que se imagina. Quando mal feita, pode trazer consequências desastrosas. Mas quando você promove da maneira correta, o impacto positivo dentro da organização é notável.

As promoções saudáveis, que nascem de uma necessidade do negócio e são realizadas com base em boas avaliações, como o mapeamento de perfil ou potencial de desempenho, e usam mecanismos efetivos como o período teste em posição interina ou a prototipagem de função, trazem resultados interessantes para a organização.

Para seguir caminhos mais assertivos no que diz respeito a promoção, confira os 5 benefícios que você conquistará ao promover certo.

VÍDEO 1 – MAPEAMENTO DE POTENCIAL PARA PROMOÇÃO E SUCESSÃO.

1. Os resultados esperados serão atingidos mais rapidamente

Em uma promoção interna, o profissional que recebe essa bonificação já está bem inserido na empresa, conhece os atalhos, sistemas e formas de negociar, ou seja, vivencia a cultura organizacional há algum tempo e já está bem posicionado.

Por isso, o período de 3 meses para adaptações e ajustes relacionados a organização, como acontece nos casos de novas contratações, acaba sendo bem menos quando o profissional veio de dentro. Os únicos treinamentos necessários serão relacionados a adaptação ao novo cargo e suas exigências.

Dessa forma, o promovido tende a entregar resultados muito mais rápido do alguém que vem fora, que ainda precisa ‘aculturar’.

2. Criação de um padrão de referência

Ter claro um padrão que funciona como referência de excelência para os demais profissionais da empresa é extremamente benéfico. Isso vale para mostrar as competências necessárias a quem deseja receber esse tipo de bonificação, assim como reforço da cultura organizacional.

Quando os demais profissionais olham para quem foi promovido e percebem os motivos que levaram a isso, entendem que esse é o padrão que a empresa valoriza, e esse conjunto de atitudes e qualidades se torna um modelo a ser alcançado.

É exatamente a expressão ‘set the bars’ aplicada no contexto organizacional, gerando cases de sucesso que funcionam assim como referência aos demais profissionais.

3. Reforço da cultura de reconhecimento

Mostrar que existe espaço para crescimento interno é de fato uma importante ferramenta de direcionamento e motivação das equipes.

O direcionamento está relacionado justamente com o padrão de referência criado nas promoções que deram certo. Isso leva os profissionais mais protagonistas a traçar uma trajetória similar à do promovido, reforçando dessa forma a cultura organizacional e os comportamentos desejados.

Outro ponto chave é a motivação. Como a pesquisa da LeadPix Survey identificou, a existência de novas oportunidades é um dos fatores que primordialmente mais anima e incentiva os profissionais a trabalhar em prol de um futuro promissor.

Além disso, devemos lembrar que a promoção é uma das 3 alavancas de mudança de cultura. No contexto de uma promoção saudável e bem sucedida, o que acontece é justamente o reforço de uma cultura organizacional bem estruturada, que valoriza o profissional e que atua como um propulsor da estratégia. Ou seja, reconhecer é elemento chave tanto da sustentação quanto da mudança da cultura.

4. Alavancagem de resultados

Quando comparado com um profissional cujo potencial é aquém do esperado, o promovido, desde que tenha o perfil compatível a posição, entrega resultados 48% superiores.

O grande segredo aqui está na escolha de um profissional com perfil aderente a vaga. Quando a promoção é feita apenas com base no passado, não há nenhuma garantia de potencial futuro na nova posição. E aí você cai naquela velha história errônea de achar que o melhor analista será um gestor super competente.

No caso da promoção é bem sucedida, a história é totalmente diferente. Você considerou diversos fatores importantes e decisivos, como o perfil do profissional, as necessidades da posição e da empresa, as referências e o potencial de futuro, e com base em tudo isso, tomou fez a melhor escolha. Por isso, o promovido se ‘encaixou como uma luva’ na nova função, e assim consegue entregar resultados superiores.

5. Uso inteligente de recursos

Ao promover internamente você poupa tempo, energia e dinheiro, recursos importantes que se aplicados em outras áreas da organização podem trazer resultados ainda mais positivos.

Se comparada a uma nova contratação, a promoção com certeza sai na frente. Tanto no critério de economia de recursos quando na valorização do profissional. É importante lembrar quando ao trazer um profissional de fora, existe um forte investimento em ‘aculturar’ o profissional, e em alguns casos não há êxito.

Por fim, devemos ter mente que promover errado custa caro. Estima-se que você gasta 30 salários da posição quando toma a decisão errada em uma promoção, fora os outros impactos negativos. Então, ao promover corretamente, os recursos da empresa serão usados de maneira mais inteligente.

FIGURA 1 – COMPARATIVO ENTRE CONTRATAÇÃO E PROMOÇÃO.

Quer saber mais?

Leia o artigo sobre os 4 alertas para realizar uma promoção bem sucedida.

Por Camila Watanabe, publicado em Agosto de 2020.

AUTORA [People ]
VOLTAR
Cadastre-se e receba
novidades em seu e-mail