Para Executivos
Para Jovens
Principalmente em época de crise, é comum recebermos e-mails de nossos contatos divulgando o currículo de algum conhecido ou indicando alguém que esteja procurando emprego. Mas a questão é: será que essa é a melhor estratégia? Onde achar as vagas?
Embora essa forma de divulgação seja uma das mais ineficazes que conhecemos, ainda é muito utilizada. As pessoas, por interpretarem errado a forma de buscar trabalho e desconhecerem onde estão as vagas, acabam ‘atirando’ para todos os lados. Dessa forma, quando a crise chega, isso fica ainda pior, quase um ‘mercado de peixe virtual’.
Talvez você deva estar pensando: ‘é só eu achar uma vaga no LinkedIn e me candidatar a ela’. Pode ser uma alternativa, mas por esse caminho os resultados costumam ser frustrantes…
Isso me fez recordar o caso do nosso cliente Ronaldo (nome fictício).
Ronaldo fez conosco o processo de Orientação de Carreira. Quando foi iniciar, em meados de julho 2016, ele nos contou que tinha sido diretor de projetos de uma grande multinacional. Construiu uma carreira sólida no mercado de TI. Como estava dedicado na busca por uma nova colocação profissional, nos trouxe alguns dados do que já havia feito para isso.
Seu relato: “Me cadastrei no LinkedIn para exatos 98 processos seletivos visto que estavam dentro do meu perfil. Essas 98 candidaturas me renderem somente 2 convites para entrevista com RH. E dessas 2 não restou nada pois não avancei em nenhum dos 2 processos. Surpreendentemente, menos de 1% de retorno? Tanto esforço para nada. O que será que está acontecendo?”
Podemos perceber que a quantidade de vagas está longe de ser o problema, havia abundância. O caso, é que aqui estamos falando apenas de vagas óbvias. Ou seja, as vagas pelas quais você, e todo mundo, estão brigando, aquelas que são divulgadas nos sites das empresas, nas redes sociais, pelos headhunters dos mais diversos níveis de senioridade e sofisticação.
As vagas óbvias são somente uma parcela das existentes no mercado. Existem outras fontes que precisamos buscar e aprender a usar. Para saber mais e ser eficaz em sua busca, confira nosso novo e-Book ‘Onde estão as vagas?’ e tire todas as suas dúvidas.
Publicado em Janeiro de 2017. Revisado em Março de 2020.