[Home > Blog > O teste MBTI é realmente bom e confiável?]
O L.A.B.E.L. é o melhor teste psicométrico feito para o mundo do trabalho. Ele se baseia em 15 modelos psicológicos já testados e comprovados. Dentre esses modelos está o MBTI.
Você acha o teste MBTI Confiável? Sabe como se beneficiar realmente com a sua utilização? Leia o conteúdo a seguir, conheça mais sobre o MBTI e sua utilização por meio do L.A.B.E.L.!
Sumário
Teste MBTI confiável? Conheça a sua origem
MTBI significa Myers-Briggs Type Indicator (Indicador Tipológico de Myers-Briggs.) A ferramenta foi desenvolvida por Isabel Myers e Katharine Briggs durante a segunda guerra, em 1943. O instrumento é uma aplicação da teoria de Carl Jung sobre tipos psicológicos, abordada em seu livro ‘Os Tipos Psicológicos’.
O MBTI apresenta o perfil de um profissional a partir de 4 perspectivas, cada uma com 2 polos, gerando 16 combinações possíveis.
A teoria sugere que temos formas opostas de:
Ganhar energia (Extroversão x Introversão)
E – Extroversão = obtém sua energia através da ação, gostam de realizar várias atividades, agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis.
I – Introversão = perdem energia ao agirem, preferem refletir, depois agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para refletir e recuperar sua energia. Em geral são pouco sociáveis.
Reunir ou tomar conhecimento de informações (Sensorial x Intuitivo)
S – Sensorial = confiam mais em coisas palpáveis, concretas, informações sensoriais. Gostam de detalhes e fatos. Para eles o significado está nos dados. Precisam de muitas informações.
N – Intuitivo = preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em suas crenças. Trabalham bem com informações incompletas e imperfeitas.
Decidir ou chegar a uma conclusão (Thinking / Racional x Feeling / Emocional)
T – Thinking / Racional = decidem de uma forma fria, tentam ser lógicos e consistentes. São sistemáticos
F – Feeling / Emocional = decidem com base na situação. São empíricos, impulsivos.
Lidar com o mundo a sua volta (Julgador x Perceptivo)
J – Julgador = gostam da rotina e odeiam surpresas. Grosseiramente um Julgador tentará controlar o mundo.
P – Perceptivo = gostam de se arriscar e de mudanças. Grosseiramente um Perceptivo tentará se adaptar ao mundo (são aventureiros).
Os 16 tipos do MBTI
Imagem 1 – Os 16 tipos do MBTI
Os 16 tipos do Teste MBTI, com base na teoria de Jung, são:
O MBTI é um dos 15 modelos psicológicos aferidos no L.A.B.E.L. Para quem se qualificou na ferramenta, ele está na página 11.
Visto que o L.A.B.E.L. traz o MBTI, qual a diferença entre fazer o MBTI sozinho ou acessá-lo pelo L.A.B.E.L.?
PRECISÃO do mapeamento – enquanto o MBTI pode ser manipulado, e isso passar desapercebido, essa questão é inimaginável no L.A.B.E.L, por conta dos seus Índices de Controle.
PERENIDADE – Enquanto o MBTI precisa ser refeito de tempos em tempos, o L.A.B.E.L., quando válido, é perene. O que significa que refazer é desnecessário.
DIFERENCIAÇÃO entre perfis muito parecidos – Quando duas pessoas apresentam o mesmo tipo no MBTI, identificar quem é o mais adequado para o desafio é quase uma questão de sorte. Já no L.A.B.E.L., por mais que o resultado de dois mapeados seja muito próximo, é possível identificar as macro e micro diferenças.
Vídeo 1 – O que é o L.A.B.E.L.?
Para quem já é grande utilizador do L.A.B.E.L., o teste MBTI tem uma contribuição importante quando se depara com um mapeado em situação emocional delicada. Esses são casos onde reforçar lacunas, pode ter um efeito muito nocivo para quem já está frágil. Nesse momento, se deparar com um texto padrão de olhar primordialmente positivo, se torna uma alternativa para dar uma devolutiva inicial, apoiar a pessoa na busca de ajuda terapêutica, para futuramente sugerir a refação do instrumento, e aí sim conseguir dar uma devolutiva mais profunda e completa.
Relações Públicas pela UEL e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com rede de franquias e nos seguimentos de saúde, metalurgia e telecomunicações. Realizando ações de marketing, social media, relacionamento com os públicos, eventos e atendimento.