Para Executivos
Para Jovens
Você já ouviu o comentário ‘fulano tem muito potencial’? O que é uma pessoa com potencial? Seria esse conceito binário, onde a pessoa tem presença ou ausência de potencial? Pra começar essa conversa, vamos entender o que significa potencial, em seguida vamos fazer a distinção entre potencial baixo, médio e elevado para então falar sobre como esse potencial se manifesta.
Sumário
Como já trouxemos em outro artigo, potencial é relativo a potência, indica assim capacidade latente, aptidão iminente, talento futuro disponível a ser explorado. Sua existência varia conforme o objetivo.
De maneira ampla, enquanto alguém muito criativo tem alto potencial para trabalhar com criação publicitária, por exemplo, o cara metódico e super disciplinado tem dificuldades para isso, tendo baixo potencial para uma carreira criativa e alto potencial para uma carreira em logística, por exemplo.
ÍNDICE DE POTENCIAL = nível de coerência entre o que é preciso para um desafio X a personalidade da pessoa.
É importante lembrar sempre que uma única característica nunca deve determinar o potencial para uma coisa ou outra, mas sim um conjunto delas. Quanto mais os traços de personalidade de um profissional são coerentes com os desafios do papel ou posição, maior então seu potencial de desempenho futuro.
O potencial de alguém se mostra pela sua facilidade ou dificuldade de aprender sobre o tema, incorporar no seu repertório e aplicar assim no dia a dia. Quando o assunto ou a competência requerida fazem parte da natureza do indivíduo, esse aprendizado é mais fácil, rápido e de fato muito prazeroso. Da mesma forma, o contrário é verdadeiro.
Um caso próprio sobre qual falo sempre em sala de aula é sobre minhas 8 tentativas de aprender estatística. Fiz essa disciplina na faculdade, no mestrado, no doutorado (3 vezes) e tive também professora particular em 3 momentos diferentes. Depois de tudo isso, até onde eu vou em estatística? Média, desvio padrão, curva normal, amostra, intervalo de confiança e representatividade, pois eu paro aqui. O SPSS já instalei mais de 6 versões… mesmo assim nunca consegui sozinha concluir nenhuma análise.
O que tudo isso significa então? Que sou mesmo limitada? Enquanto dou aula em 3 idiomas, discuto estratégia com grandes nomes da gestão de negócios de igual pra igual, em estatística sou sim limitada! Posso ficar anos tentando fechar esse gap (e até conseguindo) mas a verdade é que fazer isso se torna fonte de esforço, desprazer e resultado medíocre comparado a quem ‘nasceu pra isso’.
Existem 2 formas em princípio de fazer isso:
O que eu recomendo? Faça ambos! Como? Para a mensuração exata invista em uma ferramenta consistente, profunda, robusta e a prova de manipulação, o L.A.B.E.L. Como atividades empíricas:
Leia também Como cuidar da carreira profissional, Avaliação de Potencial ou Mapeamento, o que é e como fazer e Os 5 traços chave para identificar potencial de liderança.
Publicado em Junho de 2020.