Para Executivos
Para Jovens
Já teve a sensação de que está vivendo em um mundo caótico? Sente que tudo muda tão rápido a ponto de ser impossível conseguir acompanhar? Isso vai muito além de uma sensação sentida por você, essa é realidade que todo o mundo está vivendo. Esse novo momento é chamado de mundo BANI.
O mundo BANI é a evolução do mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), que ficou para trás, tendo sua transição acelerada pela pandemia do covid-19. Afinal, esse acontecimento mexeu com as estruturas do mundo inteiro, todos foram pegos de surpresa, sendo impactados.
Quer saber o significado e as características do mundo BANI? Continue lendo esse artigo!
Sumário
O nosso mundo é frágil. A qualquer momento pode surgir um diferente concorrente, sistema, políticas e catástrofes, repentinamente e nada nem ninguém pode impedir isso. Essas surpresas inesperadas atingem todas as organizações, até mesmo as mais poderosas vistas antes como ‘inabaláveis’. Ninguém sai isento do mundo BANI.
É necessário que haja transformação no modo de pensar e agir, pois no mundo BANI a previsibilidade é ausente. As empresas precisam consolidar suas bases e seus valores, para que aguentem o próximo baque, estando preparadas para um cenário próximo de caos.
As incertezas e falta de previsibilidade do mundo BANI geram ansiedade. Aspectos sentidos tanto pelas empresas, quanto pelos profissionais, que agora sabem que nenhuma estrutura é inabalável e está preparada o suficiente para qualquer situação.
No mundo BANI é necessário tomar decisões de forma mais ágil, sem ter muito tempo para refletir, o que aumenta ainda mais o senso de urgência e a ansiedade.
No mundo BANI, a lineariedade longínqua é substituída pela falta de linearidade, onde tudo acontece e muda muito rápido, com isso, os altos e baixos fazendo agora parte da rotina.
Os tradicionais planejamentos e projetos estratégicos que antes tinham visão de longo prazo, para os próximos 5, 10 ou 20 anos, perderam o espaço e sentido no mundo BANI pela sua agilidade de mudanças e falta de previsibilidade.
É preciso ser flexível, ajustando a forma de agir, pensar e aprender, para essa nova realidade. Os planos devem ser mais de curto prazo e adaptáveis, estando abertos à mudanças decorrentes dos acontecimentos do meio do percurso.
O excesso de velocidade, mudanças, acontecimentos, dados, informações e exigências geram a falta de compreensão.
São tantas variáveis e conteúdos divergentes entre si, que é normal se sentir perdido no meio de tudo. Mal se entende um conceito e tudo já mudou, ele foi atualizado sendo necessário reaprender do zero.
Apesar de buscar respostas, elas parecem ser sem sentido. É preciso ser incansável, seletivo e crítico, para se adaptar nessa realidade onde se tem muito, mas compreende pouco.
Se adaptar ao mundo BANI é uma necessidade, é obrigatório se quiser se manter competitivo para sobreviver sem ser passado para trás pelo mercado. Inexiste opção de querer estar ou deixar de estar nele, o mundo simplesmente mudou e agora é preciso aceitar que é essa realidade, adaptando-se a esse novo cenário que vivemos.
Conheça o mundo VUCA e entenda a relação e diferenças entre ele e o mundo BANI.
Publicado em Outubro de 2021.