Para Executivos
Para Jovens
Os testes de perfil no geral se baseiam em uma única teoria. Já o L.A.B.E.L. é o teste de mapeamento de personalidade mais completo do mercado, pois utiliza 15 modelos psicológicos já comprovados. Assim, são desses 15 modelos que derivam as 102 escalas do L.A.B.E.L.
Cada uma das escalas é como se fosse uma peça de quebra-cabeça. Ou seja, quando as peças são vistas soltas, pouco ou nada pode se dizer sobre elas. Mas quando todas as peças estão juntas, o quebra-cabeça inteiro montado, ai sim dá para ver o sentido de cada peça e a relação entre todas elas. O mesmo acontece com as escalas, por isso é errado assumir a forma como a pessoa é ou deixa de ser a partir de apenas uma ou duas escalas.
Cada escala tem suas características essenciais e seu objetivo, que variam conforme com o que se deseja mensurar sobre ela. Primeiramente tem o índice de fidedignidade média de 0,92, que é o quanto sua medição produz os mesmos resultados em demais aplicações sobre a mesma pessoa. Outro ponto é a assinatura, cada escala é calculada em cima de ‘pedaços’ de todos os adjetivos respondidos, assim formando um mosaico, no qual seus principais elementos compõem a assinatura. E por fim a escala traz as características e comportamentos mais frequentes de quem possui pontuações mais elevadas ou mais baixas em relação à população de referência.
Quer conhecer o curso de capacitação em L.A.B.E.L.? Então clique aqui!
As escalas são separadas em 15 blocos, de acordo com o modelo psicológico de origem.
Os índices de controle, a partir do conjunto de respostas, conseguem dizer se o teste é válido ou inválido, se teve algum tipo de fraude, qual era o estado de humor da pessoa no momento do teste e até mesmo se ela está com falta de motivação ou deprimida. Em suma, nada passa batido!
Então as escalas de controle são:
As Escalas Fundamentais decerto retratam o perfil básico do mapeado. Então são elas que examinam a forma com que a pessoa respondeu ao teste. Ou seja, elas entendem a estratégia que o mapeado utilizou em suas respostas e a coerência entre elas e os aspectos de cada item. Isso porque a intensidade de cada aspecto dados nessas escalas definem o modo como a pessoa enxerga a si mesma, e isso impacta a forma com que foi feito o teste.
Portanto, as escalas desse bloco são:
As escalas desse bloco foram feitas de acordo com os Cinco Grandes Fatores de Personalidade de Norman e Goldberg. Desse modo, elas dizem sobre a forma como uma pessoa é vista diante das demais.
Portanto, as escalas desse bloco são:
Os estudos sobre temperamento já são feitos há muitos anos. Assim, o primeiro estudioso a criar uma teoria para explicar o temperamento humano foi Hipócrates – considerado o pai da Medicina. De lá para cá, o tema se tornou de fato objeto de estudo de várias áreas da ciência, dentre elas a Psicologia e a Filosofia.
Antes de tudo, para a ciência, o temperamento nada mais é que um conjunto de tendências e aspectos que geram o modo de se comportar de cada um. Com base nesse conceito, uma vez que cada ser humano tem seu modo de ver do mundo, cada pessoa desenvolve habilidades e cria seus próprios valores.
Isto é, o cruzamento dos fatores de Extroversão e Estabilidade geram os temperamentos:
As escalas desse bloco são dadas de acordo com a Análise Transacional de Berne, pois ele associa a personalidade aos estados primários do ego.
Assim, as escalas desse bloco são:
A teoria das Personalidades Profissionais tem como proposta que a pessoa faça a escolha da profissão com o fim de respeitar seu perfil. Isso porque já se comprovou que se a pessoa tem aptidão natural para um desafio, ela tem potencial para voar alto na posição. Por outro lado, sem a aptidão natural, perfil adequado para o desafio e com menor potencial de evolução, a pessoa tende a se tornar infeliz ao insistir no desafio.
Desse modo, as escalas desse bloco são:
As escalas dos Estilos Cognitivos são vindas então do modelo de Welsh. Nesse modelo ele criou as dimensões origência e intelectência, estando ligadas assim aos conceitos de originalidade, criatividade e inteligência.
Portanto, as escalas desse bloco são:
As escalas são ligadas aos Papéis de Identidade Sexual, a fim de medir os aspectos que são tidos como masculinos ou femininos, mas sem ter relação com o sexo do mapeado.
Portanto, as escalas desse bloco são:
As escalas desse bloco estão ligadas à Teoria das Necessidades de Murray, que falam sobre as três necessidades básicas do ser humano, dessa maneira sendo elas a realização, relação e poder.
Assim as escalas da necessidade de realização são:
Já as escalas da necessidade de relacionamento ou afiliação são então:
Por fim, as escalas da necessidade de poder são:
As escalas de acordo com o modelo do MBTI têm como base o uso de 4 tendências bipolares. Isso acontece para que as pessoas possam as usar em situações distintas, o que permite definir 16 tipos e, dessa forma, medir os níveis de preferências de cada um.
Nesse sentido, as escalas desse bloco indicam como as pessoas preferem:
As escalas de adaptação e mecanismos de defesa são:
As escalas de acordo com o Modelo Cúbico de Gough medem os mecanismos de defesa e os tipos de resposta ao estresse.
Assim as escalas desse bloco são:
Millon teve o foco de seu trabalho em personalidades patológicas, mas sua teoria também é válida ao mapear a personalidade.
Portanto o L.A.B.E.L. utiliza nesse bloco as escalas que foram feitas de acordo com o DSM-IV, que tem 10 tipos de personalidades. Dentro desses existem tipos patológicos, mas que não podem ser usados como respostas de análises clínicas.
Desse modo, as escalas desse bloco são:
As Escalas de Humores são ligadas aos traços afetivos, ou seja, ao humor. É medido o quanto a pessoa tem de cada humor no momento em questão, esse que pode ser neutro, positivo ou negativo e ativo ou passivo.
Então as escalas desse bloco são:
A ferramenta apresenta 9 escalas que indicam o tipo com o qual mais se parece de acordo com o Eneagrama.
Assim as escalas desse bloco são:
As Escalas Profissionais do L.A.B.E.L. aferem os aspectos profissionais de cada pessoa, sendo assim a forma como ela se porta no local de trabalho.
Portanto as escalas desse bloco são:
As escalas desse bloco foram feitas de acordo com o Modelo Biossocial Unificado de Cloninger, que tem como meta juntar componentes sociais e biológicos, com efeito de medir as quatro dimensões do temperamento e as três do caráter.
Por fim as escalas desse bloco são:
Veja então Dicas de como fazer o teste L.A.B.E.L., As vantagens do Mapeamento de Perfil e Avaliação de Potencial ou Mapeamento, o que é e como fazer.
Publicado em Junho de 2021.