Para Executivos
Para Jovens
Os Índices de Controle do L.A.B.E.L. são a maior força da ferramenta, mas você sabe qual é o motivo disso?
O L.A.B.E.L é o único teste psicométrico que pode identificar pra valer tentativas conscientes ou inconscientes de manipulação. Quem faz isso são os chamados Índices de Controle, a fim de aumentar a confiança dos resultados, sendo o que torna a ferramenta a mais potente e parruda do mercado, além de a diferenciar das demais.
Do que adianta aplicar qualquer outro teste, mesmo mais barato, se a ferramenta é incapaz de dizer de fato se quem estava do outro lado trapaceou, mentiu, se escondeu, fez de qualquer jeito ou exagerou na hora de descrever a si mesmo? Sobretudo, se trata de desperdício de orçamento. Sem o indicador de confiança você olha a pessoa do modo como ela quer ser vista, o que muitas vezes é diferente do que ela é, ainda mais se tratando do universo profissional.
Os Índices de Controle do L.A.B.E.L. conseguem dizer se o teste é válido ou inválido, se a pessoa tentou algum tipo de fraude, qual era seu estado de humor no momento e até mesmo se está sem motivação ou triste. Em suma, nada passa sem ser percebido!
Baixe o eBook “CONTRATAR A PESSOA CERTA – A DIFERENÇA ENTRE 67 E 729%”.
Os criadores do L.A.B.E.L. são os suíços Francis Gendre e Roland Capel. O sistema que eles criaram identifica nuances como o tempo de resposta, o pular e a troca de opções, além de outros aspectos guardados a sete chaves na Suíça. O teste mapeia 15 modelos psicológicos conhecidos pelo mundo afora, sendo a forma de medir e de apresentar os resultados calculados a partir deles. Além disso, possui a fidedignidade do média de 0,92, valor muito acima da maioria dos testes do mercado pelo mundo.
Os Índices de Controle servem para checar o nível de confiança das respostas. É o que invalida ou permite a interpretação com segurança, com ou sem ressalvas.
Nesse tópico você vai ver quais são os Índices de Controle do L.A.B.E.L., o significado de cada um, o que monitoram e quais vieses de respostas eles captam.
O L.A.B.E.L. possui 7 Índices de Controle contra fraude e manipulação, são eles:
Coerência é o primeiro e mais importante Índice de Controle. Ela indica se o mapeado entendeu o teste, e portanto, se consegue respondê-lo de forma correta.
A baixa coerência acontece quando há uma limitação de vocabulário por parte do respondente, com indivíduos pouco maduros, muito jovens, de baixo autoconhecimento ou pela dificuldade de entender os adjetivos que fazem parte do L.A.B.E.L. e também quando a pessoa está pouco interessada em responder e faz isso de qualquer jeito.
O excesso de coerência também é um indicador importante. Demonstra uma tentativa em responder de forma ‘correta’, buscando um perfil idealizado. Em casos de seleção isso tende a ser ainda mais importante.
A Fidelidade Intrapessoal mede a mudança de atitudes ao responder o L.A.B.E.L. Esse índice calcula o quanto a estratégia de resposta foi estável ou inconstante, ao decorrer da aplicação.
Nesse índice é possível perceber qual era o estado de atenção do indivíduo na hora de responder ao instrumento. Então aqui também se identifica se o mapeado interpretou mal as instruções, inverteu a polaridade das respostas, estava cansado, irritado ou com falta de atenção.
A Média indica o quanto a pessoa se ‘parece’ com a média da população de referência utilizada no país de aplicação. Ao passo que esse índice ajuda a ponderar os pontos obtidos nas escalas em geral, que podem ser justificados por uma motivação alta, apontada na Média.
Um índice alto mostra que o mapeado estava motivado a responder o teste. Bem como a pontuação baixa sugere a denegação, recusa ou falta de interesse para responder além da atratividade duvidosa do item (que deve ter atenção especial em casos de seleção).
A Variabilidade revela quanto o mapeado quer se posicionar e se expor. Ou seja, ela mede a dimensão da diferença das respostas do indivíduo, contrastando com uma resposta intermediária.
A análise deve ser feita com cuidado, pois a pontuação baixa na Variabilidade mostra que o respondente teve muita cautela ao responder. Isso pode indicar o medo de mostrar quem é de verdade, sem máscaras. Mas o contrário também acontece. Quando a pontuação desse Índice de Controle é muito alta, pode dizer que o respondente quis se mostrar até demais.
A Modalidade calcula a tendência do mapeado responder como a maior parte das pessoas que fazem o teste. Ela pode indicar originalidade e a falta de conformismo, assim como o oposto desses aspectos. Para isso, calculando a resposta de quem respondeu o teste com as respostas da amostra. Ou seja, mede o quanto as respostas do indivíduo se afastam ou aproximam da resposta comum.
Na Positividade são analisadas as 75 características de maior atração da lista. No entanto, pontuação alta mostra que os adjetivos com conotação muito positiva foram valorizados. O que pode ser resultado de uma manipulação feita na hora de responder ao teste, para ser enxergado de forma mais positiva, com a maior valorização dos itens mais populares.
A manipulação da positividade pode ser tanto voluntária, quando o mapeado mente para parecer ser outra pessoa, ou involuntária, quando ele acredita ser daquela forma que se descreve, mas o teste capta que a realidade é diferente disso. Então os resultados de positividade acima do padrão devem ser examinados e interpretados com cuidado. Assumir uma alta positividade como indício de falta de caráter é um erro que jamais pode ser cometido.
Quando a pontuação da Negatividade é alta, indica que houve a valorização de adjetivos de significado muito negativos. Assim podendo mostrar um encobrimento, contrariando o desejo social.
Quando a Negatividade é muito alta, deve-se fazer a ligação com os demais elementos do teste, que dependendo do resultado, é possível dizer que se trata de uma personalidade perturbada ou de alguém que está insatisfeito com sua situação momentânea ou com a vida. Além disso, pessoas jovens também podem apresentar a negatividade alta, devido sua baixa maturidade.
A alta negatividade pode ser indício de um alto nível de exigência consigo ou então de um momento emocionalmente delicado. Assim, a confirmação de um ou outro é obtida caminhando pelas demais escalas mapeadas.
É preciso frisar que para fazer a análise dos Índices de Controle, é necessário ter em vista que as situações são relativas e cada caso é um caso. Então é crucial que cada item seja correlacionado com os demais no momento da interpretação, assim como deve-se conhecer o mapeado, seu perfil, sua história e seu momento de vida, que também dizem muito sobre suas escolhas de resposta.
Leia também A formação em L.A.B.E.L. pode alavancar sua carreira e L.A.B.E.L., o teste psicométrico mais completo e confiável.
Publicado em Junho de 2021