Para Executivos
Para Jovens
Como o próprio nome diz, gatilhos de motivação são os fatores que contribuem para que alguém se sinta mais motivado. Os gatilhos podem ser:
Segundo o Reiss Motivational Profile, os seres humanos são estimulados por 16 gatilhos em maior ou menor grau. No L.A.B.E.L., considerando os motivadores de personalidade, identifica-se 15 gatilhos. Combinando os 2 modelos, se chega então em 18 gatilhos de motivação.
O importante é cada pessoa conhecer seus próprios gatilhos, para assim priorizar tarefas conectadas a eles. Quanto mais significativa e motivadora é uma atividade, maior a chance da pessoa dar um gás adicional e fazer de fato o que precisa ser feito. Além disso, o inverso também é verdadeiro.
Primeiramente liste períodos (mais duradores que três semanas) da sua vida profissional em que você esteve muito feliz, energizado, cheio de vigor. Quanto mais memórias melhor.
Em seguida identifique em cada período o que exatamente te deixava energizado. Então conecte cada fonte de energia com o gatilho mais representativo. Por fim, identifique os 2 ou 3 gatilhos de maior recorrência.
Reflita então sobre seu Momento de Carreira preenchendo o inventário. Em seguida, com o resultado em mãos, correlacione seu momento com a ativação ou ausência de cada cada um dos gatilhos de maior recorrência.
Publicado em Junho de 2020