Para Executivos
Para Jovens
Para entender o que é o estado ideal de performance, vamos começar com algumas perguntas. Até onde você pode ir…
Como os atletas atuam? Non-stop, sem parar? Ou há uma sequência intercalada de treino, competição e descanso para recuperação?
Estar no ‘Estado Ideal de Performance’, segundo LOEHR & SCHWARTZ, significa ter suas 4 capacidades (espiritual, mental, emocional e física) plenamente disponíveis. É possível atuar ainda que deficiente em alguma delas. Entretanto, o aumento do nível das 4 capacidades possibilita que atletas e executivos levem seus talentos e habilidades à ignição total e mantenham alto desempenho ao longo do tempo.
Sumário
A capacidade física constrói resistência e permite a recuperação mental e emocional. Os rituais que praticamos para aumentar a capacidade física podem nos ajudar a combater a fadiga, a irritabilidade, a dificuldade de concentração e a falta de resiliência emocional. De acordo com os autores, “faça realmente todas as coisas saudáveis que você sabe que deve fazer”, uma dieta adequada, treinamento intermitente, recuperação e rituais diários positivos.
Atletas de classe mundial passam a maior parte do tempo praticando e apenas uma pequena quantidade de tempo realizando. Por outro lado, os atletas corporativos dedicam a maior parte do tempo realizando, geralmente 12 horas por vez, com muito pouco descanso ou recuperação. Loehr e Schwartz sugerem: “cinco fontes de restauração: coma alguma coisa (alimentação), hidrate-se, mova-se fisicamente (exercício físico), mude de canal mentalmente e mude de canal emocionalmente (sono)”.
É a estabilidade interna que suporta picos de desempenho, portanto pressão. Aqui está a diferença entre sentir-se calmo, desafiado, engajado, focado, otimista e confiante versus frustrado, impaciente, com raiva, medo, ressentimento e tristeza. Enquanto as primeiras emoções te turbinam, as demais podem gerar pensamentos obsessivos, preocupações.
Existem ferramentas e rituais que nos ajudam a gerenciar nosso bem-estar emocional no ambiente corporativo. Eles podem ser tão simples quanto ouvir música, exercícios respiratórios e visualização. Loehr e Schwartz também lembram da importância dos relacionamentos pessoais para nossa capacidade emocional e, por isso, nos incentivam a estar presentes no nosso tempo com os entes queridos.
Não há escassez de distrações como atleta corporativo. Enquanto competimos no nosso esporte, nossos celulares estão tocando, e-mails estão surgindo e emergências são constantemente impostas a nós. Você já viu um jogador da NBA com o celular na quadra? Quando o atleta profissional está competindo, ele se concentra e possui clareza cognitiva.
No aumento da capacidade cognitiva é onde a maioria dos treinamentos tradicionais de aprimoramento de desempenho foca. Para que essa capacidade esteja plena, as maiores oportunidades de ganho estão em aumentar o foco, aprimorar o gerenciamento de tempo e desenvolver habilidades de pensamento positivo e crítico.
Recuar e clarear a mente é a receita de acordo com Loehr e Schwartz. Eles perguntam: “Você de repente encontrou a solução para um problema irritante enquanto fazia algo irracional …?” Warren Buffett “insiste em gastar muito tempo, quase todos os dias, apenas sentado e pensando”. Ele afirma que toma “decisões menos impulsivas do que a maioria das pessoas nos negócios”. Meditação, técnicas de respiração, momentos de silêncio com a mente livre (sem compromisso ou atividade) e técnicas de visualização são rituais que muito contribuem para a plenitude dessa capacidade.
Aqui estamos falando de uma poderosa fonte de motivação para atuar em alto nível por um período prolongado. Conforme Loehr e Schwartz, trata-se da “energia que é liberada ao explorar os valores mais profundos e definir um forte senso de propósito”.
Por isso trabalhar sem um objetivo maior, sem significado e um sentido para ele é um grande ralo dessa capacidade. É importante gastar tempo refletindo e pensando sobre nossos valores e propósitos individuais. A capacidade espiritual mantém os atletas corporativos motivados, focados, determinados e resilientes. Nas palavras de Harry Kramer, não há equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, pois o trabalho faz parte da nossa vida. A capacidade espiritual é a ponte que une os dois.
Publicado em Março de 2020.