Para Executivos
Para Jovens
Essa frase, de autoria de Peter Drucker em 2000, segue acordando gestores das mais diversas empresas para o valor do assunto. Pra fazer uso dela, vamos entender aqui as correlações para que a forma como a cultura come a estratégia no café da manhã fique clara e assim se torne algo possível de gerenciar.
Em resumo, é a cultura que suporta ou atravanca a estratégia. Consultorias de estratégia fazem belos planos estudando o mercado e recomendando para onde a empresa deve ir. Entretanto, em média 70% dos planos de mudança ficam no papel. Qual o motivo disso? A cultura atua como freio e obstáculo. Isso significa que qualquer mudança de estratégia precisa vir junto de uma análise da cultura, para de fato entender se ela está convergente com as mudanças, ou contrária a elas. Isso pois quando a cultura é convergente, a mudança acontece de forma fluída.
O que isso quer dizer? Será que a estratégia deve se definir a luz da cultura vigente? Pra responder essa pergunta vamos primeiro olhar pro encadeamento dos negócios.
Para servir um mercado. Isso significa que, se esse mercado muda, a estratégia deve ser alterada. Pense em uma empresa de vitrola (ou de toca CD pra quem é mais jovem), ou na grande empresa de máquina fotográfica Kodak e a sinônimo de máquina de escrever: Olivetti. Assim, a medida que o mercado mudou, e elas insistiram em manter estratégias que atenderam com sucesso o mercado do passado, elas ficaram para trás. Portanto, a estratégia precisa se ajustar se antecipando as demandas do cliente, as mudanças na economia, políticas, as tecnologias e as mudanças sociais, ou reagindo a movimentos da concorrência.
Em resumo, estando a cultura a serviço da estratégia, a cada mudança de mercado, é preciso rever a estratégia e, para que ela não freie a capacidade de atender o mercado, a cultura precisa ser revista e ajustada (em maior ou menor grau de acordo com o tamanho do ajuste de direção). Perdendo isso de vista, a cultura come sim a estratégia no café da manhã. Mais que isso, ela devora!
Veja como a cultura se forma e como ela se manifesta para então tomar as rédeas da sua gestão.
Publicado em Abril de 2020.