Para Executivos
Para Jovens
Como quantificar o próprio resultado no trabalho? Quantificar o resultado do trabalho deixou de ser diferencial para ser primordial quando se prepara o currículo e para mostrar competência em uma entrevista. É a diferença entre levar informações genéricas, que pouco ou nada informam versus apresentar o impacto quantificado que mostra exatamente qual foi sua contribuição em um dado contexto.
Na prática, trata-se de uma mudança no formato do discurso, saindo de “Fiz mudanças que aumentaram muito as vendas” para algo concreto que gere interesse e reconhecimento. Até porque “Muito” é relativo. Então continue lendo esse artigo para entender como ser mais preciso e efetivo ao vender a si próprio!
Sumário
Um erro comum é esperar que a iniciativa e reconhecimento venha de fora, seja da empresa, líder ou RH. Sem mostrar seus resultados, você corre o risco de acabar passando despercebido. Assim, de que vale fazer um projeto super legal, com impactos incríveis se ninguém sabe disso?
Imagine a seguinte situação, você entrega mais do que o outro profissional, mas deixa de quantificar e de descrever suas conquistas e ele, apesar de entregar bem menos, mostra muito mais, tem dados para provar sua eficácia e consegue falar exatamente qual foi sua contribuição em cada ação de sucesso. Qual dos dois será lembrado em uma possível promoção?
Ao expor a experiência em cada empresa, vá além da descrição de tarefas e projetos executados. Quantifique o seu resultado no trabalho atual e anteriores.
Quando o projeto foi realizado em equipe é necessário que você diga qual foi sua participação, deixando de fora falas como “Nós fizemos”, “Conquistamos”, “Ganhamos”. Diga sim o que foi feito em time, mas ao mesmo tempo destaque a sua contribuição específica. Traga especificamente qual foi seu papel dentro do grupo, por exemplo ‘no projeto y, que fiz com a equipe x, alcançamos uma redução de custo de 8%, metade desse valor veio da mudança de fornecedor que eu propus e negociei’. Faça primordialmente uma análise sincera, sem mentir, aumentar ou omitir. Além de ser antiético, posturas de má fé te queimam no mercado e sobretudo são descobertas por um bom recrutador.
Por fim, o segredo de todo processo seletivo é demonstrar suas competências e as reais possibilidades de contribuição. Ou seja, é hora de despertar a atenção do recrutador e sair na frente dos demais candidatos, para isso a utilização de dados numéricos são cruciais. Portanto, quantifique SEMPRE!
Quer trocar de trabalho? Clique aqui e baixe o ebook gratuito “Onde estão as vagas?”.
Em todas as áreas e cargos é de fato possível quantificar resultados, mesmo em um trabalho sem relação direta com números. Veja esses exemplos de posições operacionais:
E aqui casos para cargos mais seniores:
Pegue seu currículo e em seguida reflita sobre seu trabalho atual e os anteriores. De quantas formas você pode quantificar seu resultado no trabalho? Consegue imaginar quantas oportunidades é provável que você tenha perdido por deixar de valorizar o seu próprio trabalho, sem quantificá-lo?
Se você quer conhecer melhor o seu perfil, saber como montar um currículo de destaque, fazer uma orientação para entrevistas, entender o que fazer para conquistar uma promoção de cargo ou outros aspectos, estamos à disposição. Então clique aqui e fale com a gente agora mesmo!
Publicado em Dezembro de 2020.