[

Check list: como implantar seleção por competências

]
[ Home > Blog > Check list: como implantar seleção por competências]

Use o check list abaixo para garantir a implantação da seleção por competências na sua empresa de fato e de ponta a ponta.

PRÉ ENTREVISTA

  1. Conhecer a estratégia de longo prazo da empresa. Afinal, sem saber pra onde a empresa vai, qualquer conjunto serve.
  2. Definir competências básicas (corporativas) e de gestão. Sabendo para o onde a empresa vai, então é preciso definir as competências necessárias para chegar nesse tipo de seleção. Cuidado para não confundir competências com valores!
  3. Detalhar os comportamentos esperados para cada competência, já que o que é trabalho em equipe ou atuação estratégica para um, pode ser diferente para outros. Por isso, quanto mais detalhado, melhor.
  4. Montar o questionário de perguntas a serem feitas para verificar cada competência. Isso parece simples, mas é onde mora o segredo. Conheça as 5 dicas fundamentais para entrevistar por competências.
  5. Treinar a equipe. É preciso garantir que todos conheçam o que é entrevista por competências, saibam usar as perguntas e entender as respostas da mesma forma. Caso contrário, uma pessoa pode fazer a própria consideração, perdendo o sentido de unidade.
  6. Preparar o script de entrevista para que todos os entrevistadores usem o mesmo referencial. Além das perguntas do item 4, o que mais se deve fazer? Só assim é possível comparar candidatos entrevistados por diferentes entrevistadores.

A ENTREVISTA

  1. Entrevistar, é hora de colocar a mão na massa. Executando é onde surgem outras dúvidas e insights para melhorar as perguntas.

PÓS ENTREVISTA

  1. Checar referências em profundidade. Para os pontos de dúvida durante a entrevista, use as mesmas perguntas para checar referências. Aliás é muito mais do que perguntar se existe algo que desabone o candidato!
  2. Compartilhar os aprendizados entre os diferentes entrevistadores para evoluir o modelo!

Entrevistar bem é igual andar de bicicleta, se aprende fazendo e quanto mais, melhor.

Quer mais? Veja aqui o Check List: como implantar avaliação por competências.

Publicado em Fevereiro de 2019. Revisado em Março de 2020.

AUTORA [Maria Candida Baumer de Azevedo]
Administradora pela UFPR, mestre pelo COPPEAD-UFRJ, doutoranda na Holanda em carreira e graduanda em psicologia. Morou nos EUA, UK, Holanda, Cingapura e França, atuando em diferentes empresas e áreas de negócio. Sócia fundadora da People & Results, é docente na FGV-SP, Fundação Dom Cabral e Insper.
VOLTAR
Cadastre-se e receba
novidades em seu e-mail