Para Executivos
Para Jovens
A fim de entender se Thiago estava no lugar certo, nosso ponto de partida consistiu em mapear suas características, identificar as mais fortes e conhecê-las a fundo. Onde ele é melhor? Em que situações ele naturalmente se destaca quando comparado a maioria? Com quais atividades ele se sente satisfeito consigo mesmo?
Responder a essas perguntas parece simples, mas ainda é pouco natural. Desde a infância estamos acostumados a trabalhar e enxergar os pontos fracos, onde temos que melhorar. Por isso, para ter um diagnóstico exato, aplicamos uma ferramenta de alta confiabilidade e acurácia para mapear a personalidade.
A personalidade é o nosso automático, nossa essência, o que fazemos naturalmente sem pensar. É, de fato, intuitivo e espontâneo. Toda vez que a situação requer que sejamos nós mesmos, nadamos a favor da correnteza. Ao adaptar os comportamentos, vamos contra nossa própria natureza. Fazer isso meia hora por dia pode ser ‘um saco’ (mas suportável) especialmente se temos um objetivo maior por trás.
O problema se dá, quando vivemos um personagem o dia inteiro. O ser humano é inteligente e aprende, mas aprender a ser alguém diferente da nossa essência requer um nível alto de energia. Porque ao final da jornada, termina-se o dia exausto. Se você compete no mercado usando aquilo que é resultado de grande esforço, contra alguém que faz o mesmo ‘com o pé nas costas’, sua posição será sempre de desvantagem. E isso já é um bom indicativo de que talvez você não esteja no lugar certo.
Sendo assim, com o mapeamento de personalidade em mãos, tudo fez sentido para o Thiago. Introvertido e metódico, ele reconheceu o quanto estava ‘navegando contra a maré’. Portanto, suas atividades na empresa de fomento à startups lhe pediam horas e horas de relacionamento com clientes e prospects e poucos momentos focados em planejamento e análise, o que lhe era muito mais natural e prazeroso.
Na sessão de devolutiva, Thiago descobriu diversas possibilidades de carreira, entre elas trabalhar com mapeamento e melhoria de processos, utilizando toda sua capacidade de análise. Em seguida veio o frio na barriga, afinal a mudança de carreira implica em riscos, no desafio de lidar com o desconhecido, em abrir mão da segurança financeira imediata e de iniciar um novo processo de desenvolvimento e aprendizagem. Sem dúvida, isso requer um grande investimento de tempo e algum dinheiro.
Por todas essas questões, é fundamental ter alguém para te direcionar e apoiar nesse processo de mudança. Um especialista tem (ou deveria ter) ferramentas com profundidade para ajustar a mira e focar onde está de fato a zona de sucesso.
Você sabe se está no lugar certo? Se você se identificou com algumas dessas situações vividas pelo Thiago, é hora de investir na Orientação de Carreira, clique aqui para saber mais.
Publicado em Janeiro de 2017. Revisado em Março de 2020. |