Para Executivos
Para Jovens
Há algum tempo tenho recebido pedidos para conversas do tipo “quero saber como você faz para dar conta das duas frentes, pois quero ter filhos e seguir com a carreira”. Longe de mim se referência em maternidade e criação de filhos, acerto e erro bastante todos os dias, tenho muito a aprender. Assim como com a carreira, sigo estudando para ser melhor na maternidade.
Já sobre o equilíbrio desses 2 grandes pratinhos, a fim de ter a maternidade presente e carreira com o que eu considero sucesso, posso dividir bastante. Portanto é com essa intenção que escrevo esse artigo, dividir alguns aprendizados e soluções para quem, como eu, quer conciliar carreira e filhos, dando conta de tudo!
O que você quer pra sua carreira e o que você quer pra sua maternidade ou paternidade? Esse é o ponto de partida pois sem clareza do que você quer em relação a envolvimento, os caminhos podem variar muito.
A carreira pode ir desde uma ocupação eventual até ser autoridade no seu foco de atuação. Além disso, a maternidade vai do deixar alguém criar e você interagir quando sobra tempo ou tem vontade, até ser a figura de referência presente em todos os momentos. Afinal, em qual quadrante você está?
No quadrante ‘QUERO TUDO’, acima, é onde os dilemas são mais fortes. Então como ter carreira e filhos com total envolvimento? Como dar conta de tudo?
Algumas características, ou escolhas, facilitam tornar o QUERO TUDO possível:
– ESCOLHA 1. O conteúdo do trabalho. Trabalhe com o que você ama. Porque se você desgosta do que faz, já passou da hora de mudar isso. Detestar o que faz, torna o tempo longe dos filhos, para quem quer estar com eles, insuportável e um desperdício.
– ESCOLHA 2. A multiplicação das horas. Delegue o que é suporte. Isso vale tanto para o trabalho quanto para a relação com os filhos. Dessa forma, se você é péssimo cozinhando e muito preocupado com a qualidade da alimentação, defina o cardápio e terceirize o preparo. Sim, tudo isso tem um custo. Ao fazer o que você ama de fato, será bem remunerado por isso. Com ajuda para os bastidores, surge o tempo para os filhos.
– ESCOLHA 3. O fim dos ralos de tempo. Elimine o embromation. Sabe o ir e vir do cafezinho? O quebra gelo de 20 minutos na reunião de 1 hora? As 3 horas gastas para tirar um cisco de uma imagem que ninguém vai notar? Calibre melhor os tempos das coisas, envie por exemplo a pauta de reunião antes, junto com os dados para análise prévia.
– ESCOLHA 4. Conheça-se e conheça seus filhos. Descubra a linguagem do amor de cada um de vocês. Garanta que ela é atendida na interação com seus filhos e colegas de trabalho. Certamente isso fará bastante diferença no final do dia para seu bem estar!
Publicado em setembro de 2020.