[

Avaliação de perfil, o que é isso

]
[ Home > Blog > Avaliação de perfil, o que é isso]

O que é avaliação de perfil? Para explicar o que é uma avaliação de perfil é preciso primeiro entender o que de que perfil se está falando para então entender o que seria sua avaliação.

De que perfil se está falando

O perfil pode ser clínico ou profissional, de inteligência, aprendizado, personalidade, comportamento. Essa lista tende a ser de fato bastante longa. Já quando se fala em perfil no universo do trabalho ele costuma ser o perfil de personalidade ou perfil comportamento, ou ainda combinações do mesmo tema.

O que é avaliação de perfil?

Como já publicado em outros artigos aqui do blog, a personalidade é a essência do indivíduo, formada na infância e costumeiramente constante ao longo da vida. Já o comportamento é aprendido e desenvolvido no decorrer da vida a cada novo desafio, recusa, acerto e erro. Em suma o comportamento tem mais espaço de ajuste e evolução do que a personalidade.

O mais importante está no que o Gallup descobriu há alguns anos sobre onde está o maior espaço de evolução. Quando existe um comportamento desejado, se ele faz parte da personalidade, seu potencial de desenvolvimento é 11 vezes maior do que o aprendizado do que é contrário a natureza do indivíduo. Ou seja, mapear comportamento aprendido para ver se a pessoa ‘dá conta do recado’, pouco dá atenção ao quanto o ‘dar conta’ acontece aos trancos e barrancos. Entretanto, ao mapear a personalidade, se consegue saber exatamente até onde a pessoa consegue chegar com elegância na ação, a chamada zona de flow.  

Avaliação de perfil

A avaliação de perfil é primordialmente feita como parte complementar de processos de seleção e alocação de equipes. Usualmente existe um ‘perfil desejado’ e cada avaliado é comparado a esse ideal, chegando assim a um nível maior ou menor de aderência.

Infelizmente nem todo teste de perfil funciona, muito menos faz aquilo que promete fazer. Existem cuidados básicos para garantir que o teste de perfil funciona. Sem isso a chance de avaliar metros e descobrir que a medida está em pés distorcendo todos os resultados, pode ser imensa.

Quer saber mais?

Leia sobre avaliação e mapeamento de potencial, para entender se eles tratam da mesma e surpreender-se. Conheça os 5 pontos chave para escolher uma ferramenta de mapeamento de perfil.

Publicado em Julho de 2020

AUTORA [Maria Candida Baumer de Azevedo]
Administradora pela UFPR, mestre pelo COPPEAD-UFRJ, doutoranda na Holanda em carreira e graduanda em psicologia. Morou nos EUA, UK, Holanda, Cingapura e França, atuando em diferentes empresas e áreas de negócio. Sócia fundadora da People & Results, é docente na FGV-SP, Fundação Dom Cabral e Insper.
VOLTAR
Cadastre-se e receba
novidades em seu e-mail