• Português
  • English
[

As vantagens do mapeamento de perfil

]
[ Home > Blog > As vantagens do mapeamento de perfil]

Sabendo o que é um teste ou mapeamento de perfil e o que é fundamental para que ele funcione de verdade, o passo seguinte consiste em conhecer as vantagens para o profissional assim como da empresa e dos líderes que têm o mapeamento do seu time em mãos.

Vídeo 1 – Mapeamento de Potencial

Vantagens para o profissional

  • Autoconhecimento. Quem se conhece consegue assim fazer escolhas mais coerentes com o próprio perfil e com suas capacidades naturais. Trabalhar com aquilo que é sofrido torna o dia a dia um desprazer e segunda-feira um peso #amesegundafeira.
  • Planejamento de carreira focado na própria felicidade ao invés do status social. Quem vai com a maré, escolhe um caminho só porque os outros estão fazendo, o mercado está em alta ou por pressão alheia, caminha no escuro e tem tantas chances de acertar quanto errar na escolha. Ao conhecer o próprio perfil, o profissional tem decerto subsídios para tomar decisões mais conscientes.
  • Fuga de propostas armadilha. Tem proposta que é linda, parece perfeita pra você. Nome do cargo, localização, chefe bacana, empresa respeitada… impossível então dar errado? Decidir antes de conhecer as atividades do dia a dia, os obstáculos e dificuldades e analisar isso face a sua natureza, é provável que a chance de dar errado seja grande. Quando o trabalho começa de verdade, o glamour termina e a realidade afinal começa. Conhecendo o próprio perfil o profissional consegue identificar antes possíveis riscos e incômodos, evitando ou comprando o ônus com total clareza.

Vantagens do mapeamento de perfil para empresas

  • Custo e esforço. Tem candidato que parece perfeito. Só que sem saber quem a pessoal realmente é, sem ir além do verniz de uma entrevista ou das fotos escolhidas a dedo para as redes sociais, muitos costumam cair por terra quando o trabalho começa de verdade. Era tão bom na entrevista, falava bem, contou tanta coisa bacana e agora descobri que ele só fazia o que o antigo gestor mandava… E você contratou ele achando que o cara faria independente de alguém mandar? Lascou-se. Mapeando o perfil antes se reduz o risco de contratar errado, o que gera certamente uma economia considerável de orçamento.
  • Entrega de resultado. Quem tem o perfil adequado se integra rápido, em um piscar de olhos o time começa a dizer ‘nossa, parece que ele está aqui há anos!’. Já o cara sem o perfil necessário parece carro com motor fraco na subida, até acelera bastante mas só sobe queimando pneu e insistindo naquilo, logo pifa. Fazendo o mapeamento de perfil, a empresa traz assim o cara certo, o que significa maior velocidade de integração, começando mais rápido a trazer resultados.
  • Pipeline de sucessão. Ao mapear o perfil e saber que o profissional consegue fazer o que é necessário para a posição em questão e tem potencial para próximos passos, sabe-se então que com aquela contratação o pipeline de sucessão será também atendido.

Vantagens para o líder

  • Gestão customizada. Seres humanos possuem necessidades básicas semelhantes (alimento, sono, as chamadas necessidades básicas), já o restante (sonhos, desejos, personalidade) costuma ser bem diferente. Conhecendo as particularidades do perfil o gestor consegue gerir cada liderado de forma única, customizada a sua natureza e necessidade, usando a carreira em Y a seu favor. Isso aumenta muito o engajamento, satisfação, comprometimento e por consequência a retenção.
  • Movimentação consistente. Conhecendo cada perfil o gestor evita perder seu melhor técnico e ganhar o pior generalista. Assim a promoção se torna um presente de verdade ao invés de ser destrutiva.
  • Formação de times complementares. Se todo o time for bom no ataque a defesa fica desatendida e vice versa. Conhecendo cada perfil, o líder pode e deve compor um time que seja complementar, onde cada estrela tem seu espaço e atende a uma necessidade específica com maestria.

Publicado em Julho de 2020

AUTORA [Maria Candida Baumer de Azevedo]
Administradora pela UFPR, mestre pelo COPPEAD-UFRJ, doutoranda na Holanda em carreira e graduanda em psicologia. Morou nos EUA, UK, Holanda, Cingapura e França, atuando em diferentes empresas e áreas de negócio. Sócia fundadora da People & Results, é docente na FGV-SP, Fundação Dom Cabral e Insper.
VOLTAR
Cadastre-se e receba
novidades em seu e-mail