[

Análise Transacional e L.A.B.E.L. – Relação e oposição

]
[ Home > Blog > Análise Transacional e L.A.B.E.L. – Relação e oposição]

O L.A.B.E.L. é um teste psicométrico feito para o mundo do trabalho. Tendo então como base 15 modelos psicológicos já testados e aferidos por todo o mundo. Desse modo, sendo a Análise Transacional um deles.

Enquanto o L.A.B.E.L. é um teste psicométrico, criado, aprimorado e vendido por seus criadores suíços, a Análise Transacional é uma teoria, ou seja, um modelo psicológico. Psicólogos e profissionais de desenvolvimento humano, se qualificam todos os anos nos diferentes níveis desse modelo, assim com foco clínico ou organizacional. No Brasil esse direito é dado pela UNAT.

Análise Transacional

A Análise Transacional (AT) é uma teoria de personalidade criada pelo psiquiatra canadense Eric Berne em 1961. Nela a personalidade é relacionada com os estados primários do ego, sendo eles: Pai, Adulto e Criança, pois distinguem a forma que o ser humano pensa, sente, se comporta e se relaciona com as outras pessoas.

O estado de ego PAI diz respeito ao mundo externo, aos valores, crenças, costumes e ideias que cada um de nós aprendeu ou ‘comprou’ de maneira mais ou menos consciente e fazem parte da nossa estrutura de personalidade. Essa base é formada até os 14 anos.

O estado de ego CRIANÇA diz respeito ao mundo interno, aos temperamentos, necessidades, desejos, formas de agir e reagir tão naturais, inatos, que parecem ‘vir de fábrica’. Afinal, essa base é formada até os 7 anos.

O estado de ego ADULTO é a parte que processa os dados da realidade no aqui e agora, lida com o pensamento lógico e analítico, com informações factuais, que objetiva e organiza. Trata-se, portanto, dos sentimentos e padrões de comportamento adequados à realidade atual.

Portanto todo ser humano possui os 3 estados de ego. Mas a grande questão está na forma como cada estado de ego se manifesta e o que é mais usado para se relacionar com o mundo.

Manifestação dos estados de ego de Eric Berne

Cada estado de ego tem uma ou mais formas de se manifestar, dessa maneira tanto com aspectos positivos quanto com os negativos.

Desse modo, o estado de ego PAI se manifesta como:

  • Pai Crítico (Critical Parent) – aquele que controla, julga pessoas e situações, arbitra a razão, direciona e acompanha.
  • Pai Nutritivo (Nurturing Parent) – o que superprotege, favorece a dependência ou autonomia, apoia, dá afeto, estimula e ensina.

Enquanto o estado de ego CRIANÇA se manifesta como:

  • Criança Livre – raivoso, amoroso, impulsivo, espontâneo ou brincalhão.
  • Pequeno Professor – intuitivo, criativo ou manipulador.
  • Criança Adaptada – dividida em submisso e por isso bem-comportada ou rebelde, mostra assim agressividade e comportamento vingativo.

O estado de ego ADULTO é o computador humano, ou seja, produz o pensamento lógico, sem interferência das emoções, baseia a sua função crítica em fatos (ao contrário do Pai, que assenta em valores, e da Criança, que funciona por intuição). Portanto ele é objetivo, responsável, autônomo. Visto que ele utiliza os dados da realidade externa (pelo PAI) e interna (pela CRIANÇA), conclui e pondera.

Imagem 1 - Análise Transacional (Eric Berne)
Imagem 1 – Análise Transacional (Eric Berne)

Além de presentes em todos os seres humanos, sem dúvida todos os Estados do Ego são importantes, sem que haja uma relação de superioridade. Pois cada um deles exerce um papel em nossa reação frente as diferentes situações. Assim, se o Adulto fornece soluções baseada em fatos, o Pai é crucial quando faltam fatos ou tempo para decidir através das suas leis intemporais que são quem dão o caminho. Já a Criança, por sua vez, inventa pela intuição, que apesar de ser menos confiável, é mais disponível.

Análise Transacional no L.A.B.E.L.

A Análise Transacional é uma das 15 teorias presentes no L.A.B.E.L. Dentre as 7 formas de manifestação dos estados do ego, 2 foram mais tarde feitos por Berne em conjunto com Johson, porém nunca foram validadas dentro da psicometria. Dessa forma, o pequeno professor e a abertura da criança adaptada como submissa ou rebelde, estão de fora no L.A.B.E.L.

Desse modo, quem já é qualificado na ferramenta, pode encontrar na página 11 as escalas referentes às 5 manifestações dos estados de ego.

Por que fazer a aferição da Análise Transacional por meio do L.A.B.E.L.?

Existem sites que possuem ‘testes rápidos’ com o intuito de mapear os estados de ego. Mas, esses formatos ‘públicos’ pecam pela falta de:

  • PRECISÃO do mapeamento – desse modo, o teste gratuito, sem robustez estatística, pode ser manipulado e isso passar sem ser notado, o que compromete por completo a análise dos resultados e seu uso correto. Todavia, no L.A.B.E.L. isso jamais acontece, por conta dos Índices de Controle.
  • AMPLITUDE e PROFUNDIDADE de análise – isto é, os testes livres de Análise Transacional indicam apenas a manifestação que predomina dentre os estados de ego. Já no L.A.B.E.L., além de informar isso, ele mostra de fato a intensidade de cada um dos estados do ego e suas conexões com os demais 97 traços do perfil.

Comparação entre o teste L.A.B.E.L. X ANÁLISE TRANSACIONAL

L.A.B.E.L.Teste de personalidadeAnálise Transacional
Mapear a personalidadeFocoPersonalidade
102 traçosProfundidadeTipo 
15 modelos psicológicosMultiplicidade1 modelo psicológico
Bruto e padronizadoConsistência de interpretaçãoPadronizado
Possui índices de controle
contra a manipulação
ValidadeSem proteção contra
manipulação
21 mil executivos*População de
referência
Sem população
de referência
Tabela 1 – Teste de personalidade L.A.B.E.L. X Análise Transacional

* para aplicação Brasil.

Quer saber mais?

Leia então Os 5 pontos para escolher ferramentas de Mapeamento de Perfil A formação em L.A.B.E.L. pode alavancar sua carreira.

Publicado em Agosto de 2021.

AUTORA [Danielle Amate]
Relações Públicas pela UEL e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com rede de franquias e nos seguimentos de saúde, metalurgia e telecomunicações. Realizando ações de marketing, social media, relacionamento com os públicos, eventos e atendimento.
VOLTAR
Cadastre-se e receba
novidades em seu e-mail