[

5 impactos positivos ao fazer a contratação correta

]
[ Home > Blog > 5 impactos positivos ao fazer a contratação correta]

Trazer um profissional de fora pode gerar impactos positivos ou negativos para uma organização. Tudo depende de como é feita a contratação, se ela é correta ou não.

Se você toma um decisão sem checar referências em profundidade e nem utilizar uma ferramenta densa para fazer um mapeamento de potencial, fica difícil ver bons resultados. E pior, pouco tempo depois precisa repetir todo o processo.

Por outro lado, quando você entrevista por competências, busca tanto o comportamento quanto as habilidades do candidato. A partir disso, o uso de ferramentas potentes permite avaliar o potencial de desempenho futuro do profissional, a história é diferente e tem final feliz.

É exatamente sobre isso que vamos falar: os impactos positivos que você observa quando faz uma contratação correta.

1. Economia de recursos

Dentro do mundo dos negócios, poupar capital é muito importante, pois permite que tudo aquilo que foi economizado seja investido em outros pontos, trazendo uma poderosa vantagem de mercado. Por isso, o primeiro benefício de uma contratação correta é a economia de recursos, o que inclui tempo, energia e dinheiro.

Ao contratar, você precisa fazer grandes investimentos no candidato, em um processo de absorção da cultura e adequação a empresa, as atividades e ao time. Se escolheu a pessoa errada, tudo isso é perdido. No final dos 3 meses de aprendizado, quando você espera que o candidato comece a entregar resultados, a realidade é oposta. E conforme o tempo passa e a situação se aperta, a necessidade de troca aumenta.

Portanto, uma contratação errada custa caro. Levando em conta que é preciso refazer todo o processo, o gasto médio é de 40 salários do cargo.

Então, sem sombra de dúvidas, uma escolha certeira é realmente um grande benefício.

2. Conexão com a cultura

Para fazer uma contratação saudável e assertiva, existem 3 pilares que você precisa considerar.

Um deles é o fit cultural, que avalia o quanto os valores do candidato combinam com a cultura da empresa. Quando isso é bem feito, o profissional se conecta rápido e aprende os atalhos, sistemas e formas de negociar que moldam a cultura.

Dessa forma, o contratado passa pelo processo de absorção da cultura de maneira natural e em um curto período está pronto para entregar resultados bons e de acordo com a empresa.

Outro ponto importante é a seleção, sendo uma das 3 alavancas da mudança de cultura. Se você traz a pessoa errada, esse novo modelo começa a se tornar o padrão para os que já fazem parte da empresa vão buscar. Da mesma forma, se você selecionou o cara que é o exemplo vivo daquilo que a organização acredita e valoriza, pode ter certeza de que está reforçando sua cultura.

3. Trabalho em harmonia dentro do time

Trabalhar em equipe de fato é um grande desafio. Em uma nova contratação, além de formações em instituições bem renomadas, excelentes experiências no currículo e um bom resultado no mapeamento de potencial, o candidato precisa dar ‘match’ com o gestor e a equipe de trabalho.

Na contratação bem sucedida, você usou técnicas que ajudaram a garantir isso, como a validação do candidato por parte dos profissionais que terão maior contato no dia a dia.

Com isso, você garante um engajamento melhor e contribui para a criação de um bom ambiente de trabalho e uma equipe competente. Afinal, a construção de um time de alta performance começa na seleção de bons profissionais.

4. Perfeita aderência a vaga e seus desafios

No que diz respeito a aderência a posição, a contratação correta garante que o candidato está apto para os desafios, ou seja, o profissional demonstra prontidão para a execução e potencial para desenvolvimento futuro.

Quando você analisa a prontidão de uma pessoa em relação ao cargo, consegue definir se ela está preparada para um desafio no que diz respeito as habilidades e a atitude exigida para que as tarefas sejam entregues e bem feitas.

Já no caso do potencial, você verifica se o candidato tem em sua personalidade aspectos que o tornam forte para enfrentar tais problemas, e assim agregar valor à empresa.

Por isso, ao observar esses dois pontos, você descobre se o candidato terá aderência a vaga e seus desafios.

5. Contratação correta = resultados sólidos e valiosos

Uma pesquisa do Gallup em parceria com a Universidade de Nebraska mostrou que ao desenvolver uma pessoa mediana, pode ter uma evolução de 67%. Já para fazer o mesmo com o que tem aspectos que o tornam forte, o resultado é muito melhor, chegando em 729% de ganho. Os números não mentem. Apesar de o candidato “mais ou menos” apresentar melhoria, ele passa longe do que o profissional correto oferece.

Com um avanço de destaque, o profissional que veio por meio de uma contratação correta entrega cada vez mais resultados sólidos e valiosos para a empresa.

Quer saber mais aspectos relevantes para fazer a contratação correta?

Veja aqui como a sua empresa pode reduzir a quantidade de contratações erradas.

Por Camila Watanabe I Publicado em Agosto de 2020

AUTORA [People ]
VOLTAR
Cadastre-se e receba
novidades em seu e-mail