Para Executivos
Para Jovens
Trabalho em equipe! Me pego pensando que esse tema é tão antigo quanto atual. Nunca tivemos tão dependentes uns dos outros, portanto isso é seríssimo. Em breve, teremos robôs trabalhando em muitas áreas de nossas empresas. O que pode significar diversas coisas, mas hoje vamos falar sobre a necessidade de trabalhar melhor em equipe, afinal, precisamos de um diferencial.
Certamente, potencializar os resultados da equipe é um anseio de 99% dos gestores. Sobretudo, quando você vira líder uma das primeiras perguntas é: como vou fazer para engajar e motivar esse pessoal, para fazer o que é preciso? Para responder essa questão, possuem inúmeros caminhos, tentativas, erros e acertos, até que cada um encontre seu estilo, um conceito, um livro, algo que ajude a descobrir essa ‘solução mágica’.
Alguns acertam logo de cara (me pergunto se por sorte), mas a maioria leva tempo até encontrar uma solução que funcione. Período esse, que cabe aos envolvidos entenderem, que faz parte do processo.
Quando me deparo com esse questionamento, em primeiro lugar, já falo para o gestor de pessoas que ele não é responsável pela felicidade e motivação dos profissionais. Com isso, surgem as reflexões “Se não sou o responsável, não preciso fazer nada, certo? É só entregar as metas e objetivos de cada um e cobrar daqui um mês. Pronto, agora posso voltar pro meu ‘trabalho mais importante’”. Então, a segunda coisa que falo é que na verdade, ele é responsável por monitorar, perceber e compreender as pessoas de sua equipe.
Agora, vamos pensar um pouco sobre pequenas atitudes que podem otimizar essa relação: gestor x equipe. Se você ainda não parou para pensar nisso, essa é a hora!
Cada pessoa é diferente, um individuo único. Portanto, tudo começa por aí. Sendo assim, cada profissional da equipe tem um modo de fazer, pensar e querer, diferentes entre si. O que significa isso na prática? Significa que a personalidade e o jeito de fazer as coisas importam, já está mais que comprovado! Se as pessoas são diferentes, você precisa entender como cada um funciona, para que assim, obter o melhor desempenho da equipe. Em outras palavras, conhecer a fundo as pessoas é um processo, e não uma corrida.
A princípio, o próprio profissional tem medo de se abrir para o gestor, de se mostrar. Com o tempo e as ferramentas adequadas para isso, você identificará as fortalezas e as fraquezas de cada um.
Reflita, pegue seu caderninho, faça uma simples lista para cada uma das pessoas de sua equipe e faça a relação dos pontos a seguir:
Achou difícil? Conhecendo cada um da equipe, começando com esses 5 itens acima, você terá uma expansão de ideias o suficiente para trabalhar potencializando as fortalezas de cada um. Saber se estão no lugar certo, fazendo o que gostam, será a grande chave para aprimorar a liderança e o trabalho em equipe.
Portanto, nada mais ineficiente do que achar que a equipe deve se adaptar a você. Fazendo essas mudanças, suas reuniões, feedbacks, avaliações, formas de conversar, cobrar e monitorar ganharão novas cores, perspectivas e atitudes.
Lembre-se, o futuro está logo aí, portanto, comesse hoje a aprimorar sua gestão! Se quiser saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse nossos artigos.
Publicado em Fevereiro de 2019.