Para Executivos
Para Jovens
Entre os desafios do RH, desenvolver, integrar e aproximar as equipes estão no topo. Com essa perspectiva, muitos recorrem para as famosas ações de team building. Elas são ótimas aliadas, desde que utilizadas para a finalidade correta e de forma adequada. Caso contrário, o resultado final será frustração.
Team Building pode ser traduzido como construção de equipes. Esse é o nome dado para os trabalhos que são feitos com grupos, que por meio de atividades de vivência ou experimentação, tem o objetivo de gerar reflexão e despertar os participantes para o benefício de trabalhar de forma colaborativa. A nomenclatura é dada ao conceito mais amplo para essa segmentação de atividades, mas dentro dele existem diversas metodologias, dinâmicas e técnicas.
Encontros de imersão, quando bem conduzidos, geram aprendizado de alto impacto. O profissional sai de uma realidade super formal, onde cada um fica isolado e focado em seu próprio computador, e vai para o ‘mão da massa’. Essa experiência é muito mais intensa, onde o natural de cada um aparece.
As atividades de team building, podem ser trabalhadas em grupos pequenos ou grandes, que já se conhecem ou entre desconhecidos que vão trabalhar juntos. Em grandes grupos, com mais de 100 pessoas, por exemplo, é indicado segmentá-los em subgrupos, de 20 à 25 pessoas, para serem trabalhados ao mesmo tempo e, e cada facilitador fica responsável por cuidar de um deles.
Uma atividade de team building é composta por 4 etapas fundamentais, que acontecem na seguinte ordem:
A parte mais rica do team building é a reflexão, que geralmente está relacionada com algum tipo de aprendizado relacionado ao valor de atuar em equipe para ir além.
A andragogia, ciência que orienta o aprendizado dos adultos, já comprovou que a retenção varia conforme a forma de absorção do conteúdo. O cérebro aprende por uma combinação de estímulos, como mostra a imagem a seguir:
Isso denota a importância do fazer, o sentir e o viver, justamente os principais diferenciais de um programa vivencial.
Em suma, falar sobre trabalho em equipe tem um efeito muito pequeno comparado ao resultado de vivenciar as vantagens e desvantagens obtidas depois de um exercício concreto, prático. Tem coisas que só se aprende vivendo, e o trabalho em equipe é uma delas. Pense que você vai explicar para alguém como é a experiência de pular de paraquedas. Você pode explicar tudo o mais detalhadamente possível, escrever, desenhar, mostrar vídeo, associar sensações para a pessoa que ela já conhece (frio na barriga, andar de montanha russa), mas nada disso vai fazer com que ela entenda a experiência e tudo que a pessoa sentiu, sem ter passado por ela. Faz sentido?
Portanto, é possível entender que os ganhos práticos e entendimento real do trabalho em equipe, só pode se dar por meio da própria experiência prática e individual de cada um. Os conceitos teóricos podem ser aliados do aprendizado, são bem-vindos e podem ser trabalhados na hora do debriefing, como complemento.
10 vantagens de fazer com o seu time:
Um encontro de team building é uma ótima opção para melhorar a comunicação, aproximar as pessoas, quebrar barreiras, sair do ‘eu’ para o ‘nós’. Além de ser superdivertido. Entretanto, no médio prazo, nem sempre ele se sustenta. Passado o efeito euforia pós imersão, alguns comportamentos vão voltando ao seu modelo anterior e os muros começam novamente a ser construídos.
Criar e manter a confiança leva tempo, exige cuidado e manutenção constante. É preciso criar mecanismos para aumentar a intimidade, credibilidade e consistência, além de diminuir a auto orientação. Portanto, para criar laços tão profundos, uma ação pontual é insuficiente.
Foi pensando nessa necessidade de maior profundidade e sustentação no longo prazo que fomos além criando uma metodologia exclusiva de Construção de Confiança.
É comprovada a relação entre a confiança nos times e a entrega de resultados. Leia o artigo e entenda tudo sobre esse assunto ‘Confiança, a base das equipes de alta performance’ e saiba mais sobre como fazemos a confiança ser algo real e perene!
Publicado em fevereiro de 2022